sexta-feira, março 14, 2008






Já uma vez questionei aqui, se existem comissões de apoio e protecção a menores que têm problemas com a sociedade, porque não existir uma comissão-de-apoio-a-pais-que-têm-filhos-que-são-uns-autênticos-tiranos-e-que-julgam-que-o-universo-gira-em-torno-do-umbigo-deles, chegando mesmo a utilizar a violência para concretizarem os seus intentos.

Cada vez mais se ouve falar de violência doméstica. São criadas associações de apoio à vitima, para crianças, às adolescentes, às mães solteiras, aos pobres, aos ricos, ao cão ao gato, enfim... uma infinidade de associações. Penso que estas associações até têm bastante mérito e acabam por auxiliar a quem de direito.
Mas onde é que nos devemos dirigir quando os nossos filhos (não falo de mim) são violentos, nos maltratam física e psicologicamente? Vamos ao psiquiatra porque estamos malucos e não conseguimos lidar com a situação? Atiramo-nos de uma ponte abaixo e quem cá ficar que se desenrasque? São situações delicadas em que ninguém põe a vista em cima, ou porque têm medo de denunciar ou porque acham que os problemas são passageiros.

Aflige-me muito saber que existem famílias que lidam com este problema e não há ninguém para as apoiar. Mães e pais sofrem em silêncio, porque têm a esperança que os filhos um dia mudem a sua atitude.
Choca-me a crescente falta de respeito que as crianças têm pelos adultos. Revolta-me a má educação, a desobediência, a libertinagem.

Também fui criança e consequentemente adolescente mas não foi por isso que deixei de respeitar os mais velhos, pais , família, sociedade em geral. Os meus pais sempre me deram muito amor, também tínhamos os nossos conflitos, como todas as famílias, mas nunca foi preciso recorrer a violência para haver respeito pelos mais velhos, ou para eles me respeitarem.

O que que se passa com as nossas crianças? Estaremos a criar monstrinhos que apenas sobrevivem se houver violência? Onde é que estão os nossos valores: respeito, confiança, apoio, entreajuda? O que se passa com esta sociedade, será que somos nós os culpados?

Hoje sinto-me revoltada/chocada/perplexa ...

1 comentários:

Vivian

E tu que bem precisas :)

  © Blogger template 'Minimalist E' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP